GuidePedia

0
Neste sábado, 27 de agosto de 2016, um dos mais famosos atacantes do Grêmio vai de encontro a outro plano azul. Alcindo Martha de Freitas, o Alcindo Bugre faleceu aos 71 anos em Porto Alegre. O ex-jogador já estava internado no hospital São Lucas, passou por complicações em função da doença de diabetes e não resistiu. 

Bugre em sua trajetória como jogador profissional

O Bugre nasceu em 31 de março de 1945 na cidade de Sapucaia do Sul e com grande trajetória, se tornou o maior artilheiro da história do Grêmio. Reza a lenda que passou primeiramente por categorias de base de Inter e Aimoré antes de chegar ao Grêmio, grato destino para ele e torcida. Do Tricolor, foi emprestado ao Rio Grande, clube do sul do estado. 

Definitivamente em carreira profissional, aportou seu talento em Porto Alegre para jamais ser esquecido. No Grêmio, desfilou no campo de ataque para azar dos defensores e goleiros de 1964 a 1971, em uma fase vencedora do Tricolor, que empilhou campeonatos gaúchos. Alcindo participou das conquistas de 1964 a 1968 no Olímpico Monumental. 

Após jogar no Santos e passagem pelo futebol mexicano, por Jalisco e América, voltou ao Grêmio para confirmar sua excelência. O Inter dominava o cenário do Rio Grande do Sul nos anos 1970, até Alcindo e o companheiro André Catimba encerrarem o jejum gremista com o título de 1977. O ano é tratado como especial pela torcida tricolor, que inclusive conta hoje com uma torcida chamada de Tribuna 77. 

Foram 264 gols com a camisa tricolor, sendo 12 em 26 clássicos Gre-Nal disputados. Está, na história do clube, atrás apenas de Luiz Carvalho, autor de 15 gols em clássicos. Em uma de suas mais memoráveis atuações pelo Grêmio, fez dois gols sobre a seleção da Rússia em amistoso de 16 de fevereiro de 1966: 2 a 0 para o Tricolor no Olímpico. 

Já com a camisa da seleção brasileira,  o Bugre fez parte da Copa do Mundo de 1966, dentre outra convocações. Sua biografia foi escrita nas palavras do autor Eduardo Valls. Alcindo será sempre lembrado pela disposição e pelos gols com a camisa tricolor. 

Postar um comentário

 
Top