GuidePedia

0

Eurico Lara, Mazaropi, Danrlei ... O Grêmio em sua história sempre foi referência na posição dos goleiros. Lara era conhecido como o ''goleiro que onde joga, o time não perde", vindo do exército de Uruguaiana em 1920 chegou ao Grêmio e é até hoje um dos maiores da história. Virou praticamente lenda e entre suas histórias, está a principal e derradeira de seu ultimo jogo: um GreNal decisivo pelo Campeonato Farroupilha, que Lara já estava doente e jogou. Substituído no intervalo do jogo, foi direto para o hospital de onde não saiu mais com vida. O Grêmio venceu a partida por 2x0, foi campeão e Eurico Lara eternizado na história do clube.

Em sua história, as defesas sólidas e principalmente os goleiros foram símbolos do Grêmio e nos últimos anos seguimos a mesma risca. Em 2007, mesmo contestado, Sebastian Saja foi um dos responsáveis pela bela campanha do Grêmio na Copa Libertadores do ano. Saiu no final da temporada, marcou até gol (mesmo dando um frango na mesma partida deste acontecimento). Em 2008 chegou Victor, o São Victor. Fechou o gol da equipe no Brasileirão com defesas milagrosas, atuações seguras e foi eleito o melhor goleiro do ano. Victor seguiu fazendo seus milagres até 2012 quando se transferiu para o Galo e depois disputou a Copa do Mundo de 2014.

Com a saída de Victor, Marcelo Grohe ganhou espaço no restante da temporada de 2012. Mostrando grandes performances desde muito antes daquela data, quando ainda era reserva de Saja e entrava em seu lugar em algumas partidas, Grohe teve um bom final de ano mas incrivelmente Luxemburgo, treinador da equipe naquela época, pediu a contratação de um novo goleiro e chegou Dida. O esperado do novo goleiro, campeão do mundo pela seleção e consagrado na Europa, não ocorreu totalmente. No primeiro ano da Arena, ano de Libertadores e de um Grêmio novo que prometia títulos, Dida fez uma temporada irregular, falhou em alguns jogos e acabou saindo do clube no final do ano. Finalmente era a hora de Grohe.

Em 2014 Marcelo Grohe virou o goleiro titular absoluto da equipe. Um grande ano. Belas defesas, segurança na grande área e até convocações para a Seleção. Grohe fez parte da ótima defesa do Brasileirão de 2014 do Grêmio. Destaque da equipe, manteve a sina de ótimos goleiros formados dentro do clube ou descobridos em equipes menores e trazidos para cá.

Grohe agora está na Copa América e começa a se firmar mais um goleiro da base do clube: Tiago. Irregular em seus primeiros jogos, lutou contra o peso e agora está se destacando. Nos últimos jogos fez grandes defesas, começou a passar segurança e inclusive, já ameaça a titularidade absoluta de Marcelo. Além de Tiago, mais um goleiro está na fila: Bruno Grassi, chegado do Cruzeiro de Porto Alegre, demonstrou ótimo futebol no Gauchão e veio para o Grêmio para ser moldado e trabalhado para, no futuro, ser mais uma afirmação entre os grandes goleiros da história do Tricolor.

Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16

Postar um comentário

 
Top