Sucesso com a Seleção da Alemanha na Copa de 2014, o SAP foi apresentado ao Grêmio no mesmo ano mas só agora no segundo semestre de 2015 está começando a ser implementado ao clube.
Criadores do SAP Match Insights
Software criado de uma união da empresa Alemã SAP com a Confederação Alemã de Futebol. Usado primeiramente nos campeonatos locais da Alemanha e posteriormente em sua Seleção nacional.
Como funciona o SAP
É um aplicativo de computador que permite analisar praticamente tudo o que envolve jogadores, partes táticas, físicas e de rendimento dos clubes. O software mapeia informações de treinamento e de jogos em relação aos jogadores como por exemplo as distancias percorridas, a intensidade usada nas jogadas, o posicionamento, a forma de se movimentar e correr, os níveis de desgaste físico. "Imagina que em 10 minutos, 10 jogadores com 1 bola geram mais de 7 milhões de dados que podem ser avaliados, melhorados ou aprimorados", disse Oliver Bierhoff, embaixador da SAP.
O software indica um avanço tecnológico enorme para os clubes que irão usa-lo. É possível ter total controle sobre o rendimento dos jogadores e da equipe com o SAP, onde cada atleta tem uma pagina pessoal com dados sobre suas características em treinamentos e jogos que podem ser analisados pela equipe responsável pela preparação dos mesmos, como preparados físicos e técnicos.
Na Seleção da Alemanha
A seleção Alemã usou o aplicativo para a disputa da Copa do Mundo. Inclusive, uma versão mais aprimorada, que também está chegando ao Grêmio, que mapeava não apenas seus jogadores, mas os adversários também. O técnico Joachim Low apoia e muito o software e o usou em diversas partidas para analisar adversários ou seus próprios jogadores, tendo uma noção correta da situação física e comportamental em campo de cada um, para escolher as melhores opções para o time.
No Grêmio
O software está em fase final de integração aos sistemas do clube. Apresentado no final de 2014, será principalmente usado a partir do inicio do ano de 2016.
Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16
Postar um comentário