GuidePedia

0
15 de setembro de 1903 e trinta e dois homens se reuniram em um salão na rua 15 de novembro. Exatamente 112 anos atrás, estes trinta e dois rapazes, apaixonados pelo esporte que começava a encantar o Brasil e que começava a se tornar popular pelas ruas da ainda "pequena" Porto Alegre, criaram o Grêmio Foot-tball Porto Alegrense. Criaram a loucura. 

Goleadas em todos os times, bailes nos primeiros GreNais, primeiros títulos, consagração dentro do cenário nacional. O Grêmio teve um inicio rico, um inicio forte, atropelava quem visse se opor, virou moda em Porto Alegre ser e torcer para o Grêmio. Era o clube que levava multidões para seu primeiro estádio, a Baixada e que por conta disso, alguns anos depois foi praticamente forçado a criar o Olímpico.

"Nós estamos confiantes no nosso 11 de valor, nosso time da Baixada não tem receio de nenhum"

A loucura tomava conta do povo apaixonado pelo clube e esta gente merecia e precisava de uma casa maior. E parece que em 19 de setembro de 1954, finalmente, a loucura encontrou sua casa. Não podia existir nada mais correto, nada mais certo, nada que combinasse mais do que a loucura dos Gremistas e o Estádio Olímpico. Ele se ergueu, cresceu, transformou-se e rugiu. Ninguém, em 19 de setembro de 1954, nem o mais otimista gremista, acreditava que aquele estádio abrigaria tantas glórias, tantas histórias e tanta loucura. O Grêmio ganhou tudo no Olímpico, o Grêmio ganhou o mundo no Olímpico, o Grêmio deixou de ser grande e virou gigante no Estádio Olímpico. Histórias para contar não faltam deste lindo e glorioso estádio, pessoas, rostos e o mais variado tipo de gente andou por aquelas arquibancadas, apoiou, torceu e se apaixonou pelo Grêmio.
"Venho do bairro da Azenha, bairro do Monumental"

As décadas de 70, 80 e 90 consagraram o já gigante Grêmio, um dos maiores clubes do mundo. Ganhamos de todos, ganhamos de tudo. O Grêmio ergueu taças, carregou multidões, arrastou loucuras para todos os cantos do mundo. Venceu tudo, encantou o mundo. Da grande campanha em 1981 que resultou no primeiro Campeonato Brasileiro, dos dois belos gols de Renato que deixaram o mundo pintado de azul em 1983, da primeira Copa do Brasil em 1989, que trouxe com ela mais três conquistas absolutas desta competição, do empate em 1x1 com o Atlético Nacional em 1995 que elevou mais uma vez o nome do clube ao topo da América. Foram mais décadas de glórias do Grêmio, mais décadas de um clube absolutamente enorme, com uma torcida gigante e apaixonada.

"Grêmio, Grêmio, nós somos campeões da América"

São 112 anos de história. O aniversário do clube chega em um dos maiores momentos do Grêmio. A Arena praticamente se tornando do clube, a torcida mais uma vez carregando sua loucura e seu amor para dentro do estádio, para qualquer lugar aliás, onde possa demonstrar sua paixão pelo Grêmio. São 112 anos de loucura, Grêmio. São 112 anos de alegrias, de festas, de superações, de emoções, de choros, sorrisos e de tudo que te torna gigante, Grêmio. São 112 anos de loucura!

Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16

Postar um comentário

 
Top