Das 3 derrotas até o momento com Roger, as duas mais recentes possuem características próprias. Principalmente no jogo contra o Criciúma, ficou claro que o Grêmio perdeu para ele mesmo.
Entrou com jeito de "quando a gente quiser, fazemos o gol e ganhamos". O segundo tempo do jogo de ontem provou isto, o Grêmio diferente do primeiro tempo, foi para o ataque, foi intenso, criou oportunidades e por pouco não empatou. O problema foi o primeiro tempo onde assim como contra a Chapecoense, o time teve muita cautela em suas ações, não tinha a velocidade habitual, trocava passes sem grandes movimentações ou infiltrações. Não criava, não tentava e não insistia.
Temos mais time do que o Criciúma mas um jogo se torna muito mais difícil quando a equipe resolve atacar apenas depois de tomar um gol. É muito mais possível fazer gol quando se está 0x0 do que quando se perde por 1x0, mesmo tendo uma equipe melhor. E o Grêmio foi mole contra Chapecoense e Criciúma, permitiu que as equipes tivessem espaço no ataque e tranquilidade em suas defesas pois pouco insistia mesmo tendo qualidade para isto e pouco tentava o gol.
É perder para sí mesmo. Deixar de atacar por capricho e até um salto alto do time. O primeiro tempo horrível do Grêmio ontem é injustificável. Teve gol anulado, teve, mas tentou muito pouco criar novas chances. O time em alguns momentos parecia acreditar que quando resolvesse ir para o ataque, faria o gol. E por isso não atacou, ficou batendo bola na zaga e tomou o gol. Só depois do gol conseguiu acordar mas aí já era tarde, o adversário já estava com os 11 se defendendo, já estava jogando pelo contra ataque e pelos erros. A partida se tornou muito mais difícil.
Perder é do futebol. É normal um time de mais qualidade ganhar do outro. Mas perder por falta de atitude, por se abdicar de atacar, é preocupante. Mostra um fator que não está na qualidade do time mas em suas atitudes. A campanha do Grêmio é muito boa, mas nada está ganho ou resolvido. Tem que ir a guerra todo o jogo, usar a qualidade para matar a partida o mais rápido possível. Temos um time de qualidade, que joga bom futebol mas que nas últimas duas derrotas simplesmente não jogou, não usou de sua qualidade para vencer, subestimou o oponente e acabou perdendo duas partidas essências nas duas competições que disputa. Nada está ganho, vai pro jogo Grêmio!
Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16
Postar um comentário