GuidePedia

0
Em 2014 a defesa do Grêmio foi uma dos melhores do país. Seja no Brasileirão ou em qualquer outra competição, o Grêmio no ano foi a equipe que menos sofreu gols em todo o Brasil. Marcelo Grohe, Para, Rhodolfo, Geromel e Zé Roberto formaram a formação defensiva que mais atuou em todo o ano passado. Juntando com eles, o sistema defensivo da equipe contava também quase sempre com 3 volantes. Ramiro, Walace, Fellipe Bastos e Riveros foram os que mais atuaram. Podemos juntar também Edinho e Léo Gago, que participaram de poucos jogos no inicio do ano.

Em 2015 o sistema defensivo e a formação tática da equipe sofreram mudanças. Zé Roberto, Riveros, Pará e Léo Gago saíram. Ramiro se machucou, Edinho foi afastado até pouco tempo atrás da equipe e alguns garotos como Arthur, Araújo, Junior e Marcelo Hermes chegaram. Felipão começou a utilizar mais Matías Rodriguez e o Tricolor também contratou Marcelo Oliveira (que chegou para ser volante mas foi para a lateral) e Rafael Galhardo. Por ultimo, chega Lucas Ramon do Londrina.

As mudanças obviamente mexeram com o time. O Grêmio passou a usar apenas 2 volantes ao invés de 3 como no passado, Os meias agora precisam ajudar mais ainda na marcação, os laterais agora tem maiores responsabilidades defensivas. Além disto, neste ano o Grêmio vem sofrendo com os desfalques. Geromel ficou bom tempo sem jogar por causa de lesão, Erazo chegou e foi bem em alguns jogos mas após a volta de Geromel, fez partidas horríveis. Rhodolfo também parou alguns jogos por causa de lesão e também oscilou muito.

Tudo isto para tentar explicar os problemas defensivos que incrivelmente atrapalham o Grêmio até o momento nesta temporada. No Gauchão isto não foi tão visível pelo menos até a final, mas nestas duas partidas, passamos dificuldades neste setor e acabamos perdendo o título. O inicio do Brasileirão então, também é lamentável. O Grêmio está entre as 5 piores defesas do campeonato até o momento: Sofreu 9 gols em 6 jogos, média de 1,5 gols por partida, muito diferente do ano passado, quando o Tricolor acabou o campeonato com a melhor defesa e com uma média de apenas 0,6 gols por jogo, ou seja, em muitos jogos ninguém conseguiu balançar nossas redes.

O time do ano passado era mais fechado, os 3 volantes exerciam um papel fundamental na proteção defensiva e obviamente o Grêmio perdeu muita desta proteção com a manutenção do esquema. O time parece até o momento não ter encaixado seu sistema defensivo e isto interfere e muito nos resultados do Grêmio.

Roger precisa urgentemente arrumar este setor, mas precisa de auxilio da direção, que precisa contratar mais opções para o treinador. Roger não pode ter de escalar um volante para substituir um lateral que não pode jogar, é suicídio, não tem como dar certo. Perdemos a força defensiva que era o grande trunfo do Grêmio no ano passado e isto está interferindo muito no rendimento da equipe. Te mexe, abre o olho direção!

Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16



Postar um comentário

 
Top