O ano é novo, mas as preocupações já são antigas. Felizmente. Nem em 2016, ano de Copa Libertadores, o Grêmio mudou seu discurso. A retenção de gastos e o uso consciente do dinheiro se mantêm muito forte nos corredores e cofres gremistas. Vejo muita gente reclamar do Rui Costa e do presidente Romildo por não ter grandes contratações e montar um time mediano para disputar a maior competição internacional das Américas. De fato, todos nós gostaríamos de um grande nome no Grêmio, mas nem tudo está perdido. Vamos analisar...
KADU: Excelente zagueiro. Não é porque fez 4 pênaltis no Brasileirão que vai ser terra arrasada. Os números do Kadu são muito bons. Kadu tem 95,3% de acertos de desarme em 2015. Foram 41 botes certeiros e apenas 2 errados. Até o Geromel teve porcentagem menor (85%). Outro bom status? Kadu foi o maior rebatedor do Atlético-PR com 288 rebatidas. Geromel, o líder do campeonato, tem 375. Além disso, Kadu tem números melhores que o de Frickson Erazo nesse brasileiro, zagueiro que era muito elogiado pela torcida. E o melhor de tudo: Salário baixo e veio de graça.
FRED: O batedor de falta que o Grêmio não teve em 2015. Mesmo com dois gol de Luan, Galhardo e Douglas foram muito abaixo do esperado. Os dois juntos somaram UM gol de falta. Pouquíssimo. Além disso, Fred mantém bons números como zagueiro, e seria um ótimo reserva para Kadu ou Geromel, em caso de lesão. Rescindiu o contrato com o Goiás pagando do próprio bolso para vir de graça para o Grêmio. Além de tudo, tem a vontade e a confiança de Roger, treinador do zagueiro no início de 2015 pelo Novo Hamburgo.
GEROMEL: O primeiro caso de dinheiro bem investido. O Grêmio falou desde o início que iria apenas suprir necessidades, e a renovação de empréstimo com Geromel para 2016 era fundamental. Foi além. Geromel é atleta tricolor até o final de 2019. Mais 3 anos de contrato com o Tricolor e com uma imensa vontade de ganhar. Dispensa apresentações. Melhor zagueiro do campeonato brasileiro, ao lado de Gil, segundo a revista Placar. Sem salários gigantescos, foi muito melhor que investir no Henrique.
MAICON: O segundo caso de dinheiro bem investido. Como todos sabe, o time do Grêmio mudou muito depois de duas pessoas: Roger e Maicon. Maicon, muito mais do que liderança, joga e faz os outros jogarem. Não é atoa que os melhores resultados vieram com ele em campo. Com ele funciona Walace, funciona Douglas, funciona Giuliano e todo o sistema ofensivo, além de boa marcação para ajudar lá atrás. A vontade de ficar também pesou muito. Se ele quer jogar, então que jogue, pois sabemos o quanto ele joga.
CHELSEA: Gostaria de poder falar do Wallace, mas não conheço o futebol do garoto. Sei que não é pouco, afinal, não é qualquer um que joga no CHELSEA. Vou falar de algo muito melhor. Falar da competência de uma diretoria que conseguiu fazer uma parceria com o Chelsea para trazer o jovem lateral SEM NENHUM CUSTO. Muito mais do que isso, essa parceria pode significar grandes investimentos futuros. Jogadores pouco aproveitados no Chelsea se transferindo para o Grêmio afim de pegar ritmo de jogo e, quem sabe, experiência. Algo que pode dar muito certo, tanto para Grêmio quanto para Chelsea. Os que odeiam o nosso diretor tiveram que aplaudi-lo!
BARCOS: Essa é a hora que perguntam "Mas o que infernos o Barcos está nessa lista se ele nem está certo com o Grêmio?" Por esse motivo. Lembram quando eu falei em "dinheiro bem investido"? Pois então, com o Barcos não seria. O momento atual não deixa. Luan é o principal jogador do Grêmio jogando na posição que o Barcos joga. Quando jogou com o Barcos, fez um campeonato muito mediano. Barcos até pode ser, para alguns, muito melhor que o Luan, porém, o bom desempenho do garoto pode render bons frutos, ainda mais com uma olimpíada no Brasil.
Temos que parar e pensar a respeito. Está tudo muito bem encaminhado para um excelente ano, quem sabe com algum título. Vamos continuar fazendo a nossa parte que, juntos, vamos conseguir!
Temos que parar e pensar a respeito. Está tudo muito bem encaminhado para um excelente ano, quem sabe com algum título. Vamos continuar fazendo a nossa parte que, juntos, vamos conseguir!
Postar um comentário