A Geral do Grêmio foi a precursora no Brasil dos movimentos barra brava, típicos na América do Sul. No início, era reconhecida por "Alma Castelhana". Foi ela que trouxe para o Brasil o “jeito argentino” de torcer, com garra! Influenciados pela mesma, surgiram dezenas de outros movimentos bem semelhantes de torcedores de grandes clubes do futebol brasileiro. Sua mobilização e apoio no ano de 2005 foi fundamental para o retorno do Grêmio à Série A do Campeonato Brasileiro.
A Geral do Grêmio é uma torcida de livre adesão, o que significa que não cobra mensalidade, não possui uniforme, nem controle de quem participa, e conta com as mais variadas faixas (barras), bandeiras e trapos (panos pendurados que exaltam o time e seus ídolos) que são confeccionados e colocados no estádio pelos próprios torcedores.
A torcida ocupa o espaço no setor mais popular da Arena do Grêmio, entre os quatro portões de entrada da região norte da arena. Está posicionada atrás do gol.
A Geral do Grêmio usa seus instrumentos e suas músicas para incentivar o clube mesmo quando está perdendo. Atualmente a torcida conta com mais de 140 músicas, algumas mais conhecidas, outras menos.
No antigo estádio do Grêmio, o Olímpico Monumental, a cada gol do tricolor acontecia a famosa “avalanche” feita pela Geral, era o único time do Brasil que possuía essa característica. Na Arena do Grêmio, esse movimento foi proibido após um incidente no jogo contra a Liga de Quito no dia 30 de Janeiro na pré-libertadores 2013, onde na comemoração de um golaço feito por Elano, o alambrado cedeu e alguns torcedores ficaram feridos.
Apesar de algumas confusões, cometidas pela minoria dos torcedores, a Geral é um lugar ótimo para torcer, especialmente pra quem é torcedor fanático.
Vale lembrar que a Geral do Grêmio é frequentemente considerada a melhor torcida do Brasil e uma das melhores do mundo por diversas revistas e websites.
Amizades da torcida:
Argentina
- La Banda Tricolor do Club Almagro
- La Guardia Imperial do Racing Club
Brasil
- Galoucura do Atlético-MG
- Movimento Galo 105 Minutos do Atlético-MG
- Força Independente do Ceará
- Cearamor do Ceará
- Império Alviverde do Coritiba
- Força Jovem do Goiás
- União Vascaína do Vasco da Gama
- Força Jovem do Vasco da Gama
- Guerreiros do Almirante do Vasco da Gama
- Fúria Jovem do Botafogo
- Torcida Uniformizada Terror Tricolor do Bahia
- Terror Bicolor do Paysandu
- Fanáutico do Náutico
- Torcida Organizada Bamor do Bahia
- Torcida Uniformizada (TUP) do Palmeiras
- Pork's Alviverdes do Palmeiras
- Mancha Azul do CSA
Colômbia
- Comandos Azules do Millonarios
Uruguai
- La Banda del Parque do Club Nacional
Chile
- Los de Abajo do Univerdidad de Chile
Por Isadora Graski - @Isah_1903
Vocês sabem se pra Libertadores o material vai estar finalmente liberado? Me refiro as barras horizontais (12), laterais (3), aos trapos gigantes, etc. Sempre acreditei que isso faz toda a diferença.
ResponderExcluirNão sabemos ainda, a liberação só sai perto de dia de jogo.
ExcluirPois é Isa, o MP disse à época que a punição era de um ano sem esse material pra torcida do Grêmio (já vamos pro 3º ano em 2016). Mas não estão tentando nos enfraquecer, nem nos prejudicar, isso é paranoia de gremista...
Excluir