GuidePedia

0
Mais um Grenal está chegando e novamente a tão fabulosa e revolucionária torcida mista se fará presente. Não sou daqueles fanáticos que pensam que Gremistas e Colorados não devam conviver juntos em um estádio de futebol, muito menos sou da turma que faz vandalismo, briga em trem ou joga cadeira nos outros. Não sou nada disso.

Sou contra a torcida mista pois é apenas uma forma de tapar o sol com a peneira. É tentar uma ideia bonitinha que faça sombra a um monte de horrores e problemas que ocorrem dentro de estádios de futebol. Ninguém precisa conviver junto, sentar ao lado de um torcedor do clube rival ou torcer ao lado desse cara para mostrar que o respeita e respeita o clube que ele torce. Basta apenas respeitar. Os erros nos últimos anos ocorrem dos dois lados: das pessoas que vão aos estádios apenas para criarem confusões, que não possuem maturidade suficiente para terem o futebol apenas como um esporte e o adversário apenas como um oponente e não um inimigo. E das autoridades que não conseguem controlar de forma adequada as badernas, que por causa de 10 bagunceiros batem em mais de 100 pessoas que não tem nenhuma relação com os 10. Que não criam leis brandas e rigorosas para punir os bagunceiros.

Querem um exemplo de "tapar o sol com a peneira''? Dou até dois: segundo jogo da final do Gauchão 2015 no Beira Rio. Torcida mista estava linda, colorida com Gremistas e Colorados. Do lado de fora do estádio Gremistas eram apedrejados por Colorados, inclusive com muitos saindo feridos do campo de guerra que se criou. Outro exemplo: neste mesmo jogo, após o apito final que consagrou o Inter campeão, a paz na torcida mista era linda. Do outro lado do estádio Gremistas arremessavam cadeiras e qualquer objeto que tivessem por perto para o lado da torcida do Inter que estava na arquibancada de baixo. Ou seja, se a ideia era criar paz entre os torcedores, ela falhou. E pior ainda, tapou o sol com a peneira.

Sabe o que realmente seria incrível, lindo e um exemplo? Torcidas de Grêmio e Inter, cada uma em seu setor da Arena, com todos os seus materiais liberados e promovendo a festa, o apoio e a forma sadia de torcer. Com baderneiros de fora e com o verdadeiro torcedor lá, cantando, apoiando e respeitando o rival. Colocar torcedores de Grêmio e Inter juntos em um setor, enquanto do outro lado Gremistas e Colorados atiram coisas um no outro, brigam e se xingam, é uma hipocrisia.

Promovam a paz mas por completo. É bonito um torcedor do Grêmio ao lado de um Colorado em um estádio? É. Mas é muito mais bonito todo o restante dos torcedores do estádio convivendo em paz, mesmo separados mas se respeitando e apoiando seus clubes.

Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16

Postar um comentário

 
Top