Hoje o Grêmio recebeu na Arena o Sport, em confronto direto pelo G4, do Campeonato Brasileiro, e terminou em Grêmio 1 x 1 Sport, com gols de Pedro Rocha e Diego Souza.
Grêmio começou num jogo cadenciado, sem muita intensidade, mas com muita troca de passes e muitas chances de gol. Ou melhor, muitos gols perdidos. Luan perdeu uns 4 gols, fora Giuliano, Pedro Rocha e até Galhardo. Além dos impedimentos que foram vários. Sport se fechou bem e teve a linha de impedimento como estratégia para segurar o Grêmio, e funcionou. O tricolor teve que se conter na sua intensidade em ir ao ataque, e não conseguia criar jogadas mais abertas ou à frente. Ainda assim perdeu muitos gols, como já disse acima. Até que, quase ao fim do primeiro tempo, Pedro Rocha marcou o gol do Grêmio, méritos de sua insistência no lance, e no jogo.
No segundo tempo, Sport voltou melhor e com boa troca de passes. Chegou mais vezes ao ataque. Grêmio errava muitos passes, tinha mais posse de bola. Mas, aos 15min, Diego Souza marcou o gol do Sport. Pode-se dizer que numa falha de Tiago, que saiu do gol num cruzamento na área, mas não achou a bola - que caiu nos pés de Diego. Logo após ao gol, Douglas saiu para entrada de Maxi Rodriguez, que finalmente estreou com a camisa do Grêmio este ano. Mas o jogo do Grêmio para estar "truncado". Galhardo chutava de longe, Marcelo Hermes também. Enquanto Luan, Giuliano e Pedro Rocha, não conseguiam passar da zaga do Sport e chegar na área.
Aos 30min, Giuliano saiu para entrada de Fernandinho. E um pouco depois, saiu Pedro Rocha e entrou Braian Rodriguez. Mas o jogo parecia continuar igual. Sport marcando muito e sempre na linha de impedimento, se defendendo e jogando na espera do contraataque. Ao fim do jogo, as alteraçoes pareciam começar a surtir efeito e o Grêmio começou a pressionar mais. Ainda assim, os zagueiros do Sport e o Goleiro, Danilo, estavam muito bem. Fernandinho entrou querendo jogo, fez algumas boas jogadas e um belo cruzamento para o Braian, que pasmem, quase marcou! Quase…Ainda tivemos a expulsão de Roger, que reclamou muito de uma falta que juiz não marcou. Falta clara, diga-se de passagem.
Um jogo até bom, mas que o Grêmio pecou por não marcar os gols que teve chance no primeiro tempo, e até alguns no segundo, como o do Braian e de Luan. Muitos erros de passe, mas ainda assim a movimentação foi boa e a entrada de Maxi e Fernandinho pareceu dar novo gás ao time, no segundo tempo. Pena ser uma alteração um pouco tardia, ao meu ver.
O empate foi muito mais mérito do Sport, claro, e de seu goleiro Danilo que defendeu muito! Defendeu bem e soube marcar um gol, na defesa "iniciante" do Grêmio, que não tinha Rhodolfo, vendido; Geromel e Grohe, com 3 cartões amarelos, e Marcelo Oliveira, lesionado.
Não foi um jogo ruim. Mas o que mais me preocupou foi a ineficiência em ultrapassar a barreira da zaga do Sport. E assim foi com o Flamengo, com São Paulo, e outros.
Que a gente possa aproveitar o jogo de hoje, se é que há como, para estudar novas estratégias para o ataque. Novos nomes vieram, e temos mais o Bobô chegando. Nos resta esperar e confiar...
Débora Saldanha - @elafala_futebol
BOA.
ResponderExcluirobrigada!
ResponderExcluir