Dupla Gre-Nal: quem fatura mais com produtos licenciados
O consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi, de São Paulo, fechou um estudo sobre receitas geradas com a venda de produtos licenciados pelos principais clubes brasileiros. Descobriu que o Corinthians, o segundo time mais popular do Brasil, é o que melhor explora e ganha dinheiro com a sua marca em São Paulo e fora dele, seguido de perto pelo Grêmio.
São Paulo e Flamengo, o mais popular do país, chegam depois. O Inter é o sétimo da lista.
Confira quanto faturam os sete mais:
1º) Corinthians: R$ 26,1 milhões
2º) Grêmio: R$ 19,3 milhões
3º) São Paulo: R$ 12,8 milhões
4º) Flamengo: R$ 9,3 milhões
5º) Vasco: R$ 7,6 milhões
6º) Palmeiras: R$ 7,1 milhões
7º) Internacional: R$ 4,4 milhões
A venda de produtos piratas continua sendo um grandes problema para os clubes. Somoggi entende que falta uma estratégia comum para combater os produtos falsos que vestem a grande maioria dos torcedores.
Ele não vê ninguém oferecendo uma camisa, por exemplo, mais barata para pessoas de baixa renda.
– A camisa custa cerca de R$ 200. Não existem opções de R$ 50 – diz
Somoggi sugere que Grêmio e Inter criem coleções para os fãs que não têm dinheiro para investir em uma camisa oficial. Pede o lançamento de uma segunda marca com preços mais baixos.
– O Grêmio, quem sabe, poderia criar a linha “Mosqueteiro”, o Inter, a “Colorado”. Os torcedores poderiam adquirir peças de uniformes mais baratas. Deixariam dinheiro na caixa do time favorito e não gastariam mais no pirata da esquina
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