Há exatos 109 anos atrás nasceria o Grêmio Foot Ball Porto Alegrense, no dia 15 de setembro de 1903, na Rua José Montaury - centro de Porto Alegre. Trinta e três jovens compareceram e Carlos Bohrer foi eleito o primeiro presidente do Grêmio Foot-ball Porto-alegrense, sem jamais imaginar a projeção mundial que o recém-nascido clube um dia alcançaria.
As cores escolhidas para o clube foram o havana (quase alaranjado) e o azul. A falta de tecidos havana no comércio fez com que houvesse uma alteração no uniforme. A cor foi substituída pelo preto, com a incorporação posterior do branco.
O primeiro estádio efetivo do clube foi a Baixada do Moinhos de Vento, que ficou conhecido como "fortim", dada a dificuldade dos adversários baterem o time em seus redutos. Nos anos 30 surgiram os primeiros grandes ídolos: Eurico Lara, o goleiro que virou lenda; Luiz Carvalho, o "rei da virada" que viria a ser tudo no clube, inclusive presidente nos anos 70; Oswaldo Rolla, o "Foguinho", que revolucionaria o futebol gaúcho anos depois no cargo de treinador do próprio Grêmio, dando ênfase ao futebol-força ou ainda Luiz Luz, zagueiro com passagem pela seleção brasileira.
Em 1954 o clube trocou de casa. Saiu do "Fortim da Baixada" e se transferiu para o moderno Estádio Olímpico. A mudança abriu uma era de conquistas com os gremistas comemorando, a partir de 1956, nada menos do que 12 títulos estaduais em 13 anos. Foi à geração de craques com o zagueiro Aírton, o meia Gessy, o centroavante Juarez - o "tanque" ou o lateral Ortunho. Em 1980, o clube concluiu a ampliação do Estádio Olímpico, que passou a se chamar Olímpico Monumental
Os anos 80 foi os melhores vividos pela torcida. Eram os tempos de Renato Gaúcho, Mario Sergio, De Leon, Tita, o goleiro Mazzaropi e as conquistas do Brasileiro, Libertadores de América, Mundial Intercontinental e de quebra a Copa do Brasil, Estaduais e vários torneios nacionais e internacionais.
Durante esses 109 anos foram diversas conquistas Nacionais e Mundiais, mas as principais foram a Libertadores de 1983 e 1995 e o Mundo em 1983.
Em dezembro deste ano o Grêmio começa a escrever mais uma página da sua história, pois inaugura a Arena, certamente nos dará muitas alegrias como o Olímpico nos deu.
PARABÉNS GRÊMIO PELOS SEUS 109 ANOS DE GLORIAS E CONQUISTAS!
Postar um comentário