GuidePedia

0
Falar sobre o Marcelo é uma tarefa complicada, porque mexe demais com a torcida. Parte dela ama ele por suas defesas e, principalmente, pelo seu gremismo, mas uma boa parte o odeia  pelo fato dele não ser um goleiro tão bom assim.

Marcelo Grohe é cria do Grêmio, pode-se dizer que ele é o único gremista nesse elenco, muitos não aguentariam o que ele aguentou pra ser enfim o camisa 1 do Grêmio. Mas isso faz com que boa parte da torcida não veja que ele também tem falhas, e não são poucas. Eu não estou aqui pra dizer que o Marcelo deve ir embora, deve ser banco ou que ele é o motivo pela falta de títulos, mas não podemos fechar os olhos, temos que criticar sim, porque na crítica a pessoa cresce.
Marcelo Grohe de goleiro seguro a coleiro inseguro. (Fonte: Imagem da internet)

As falhas pelo alto

Todo goleiro falha uma vez, seja pelo alto, seja por baixo, a falha faz parte do futebol. Mas a bola alta é o calcanhar de Aquiles do Marcelo, eu não sei se é falta de treinamento, se é medo de sair ou o que, mas nesse quesito Marcelo deixa muito a desejar para um goleiro que até poucos dias era convocado para seleção. Vocês podem estar se perguntando, mas Gustavo o problema na bola aérea também é dos zagueiros, em parte isso tá certo. O problema é da marcação errada, das falhas de marcação dos zagueiros, mas principalmente pelo fato do Marcelo ter receio de sair. Grohe muitas vezes ameaça sair e não sai, isso mata qualquer zagueiro. Goleiro tem que se decidir: ou sai matando, ou fica embaixo da goleira. Esse problema do Marcelo nos tirou muitos pontos, seja no campeonato gaúcho, no brasileiro e também na Copa do Brasil. O que eu me pergunto é: até quando? Marcelo é um goleiro inteligente, ele sabe que tem esse problema e tá na hora de treinar até não poder mais pra consertar, antes que seja tarde demais.

Saída de Bola com os pés/Tiro de meta demorado

Goleiros não tem obrigação de saber sair jogando como um zagueiro, nem todo goleiro é um Nuer da vida, que sabe jogar perfeitamente com os pés, mas ser nulo também complica. A bola recuada para o Grohe é um pavor, se tem a menor pressão possível ele se apavora de uma maneira que acaba sempre jogando a bola pela lateral sem direção alguma. Isso se corrige num simples treinamento, um goleiro sabendo sair com os pés ajuda a zaga a ter mais calma quando pressionada. Um outro problema do Marcelo é o tiro de meta. Esse tiro de meta do Marcelo quando é um chutão quase sempre é sem direção, às vezes simplesmente sai direto pra lateral, isso é um erro ridículo, porque tu devolve a bola sem tentar ao menos atacar o adversário. Mas o que mais irrita o torcedor é o momento em que o Grêmio está perdendo a partida e ele demora uma vida para repor a bola, tudo bem que não se pode fazer tudo na pressa, mas tente ser o mais rápido possível, teu time tá perdendo, não se pode perder nenhum segundo atoa. 

Provocações nos pênaltis

Goleiro que provoca em pênalti tem que se garantir, porque se não acaba passando por trouxa. Marcelo é da geração de goleiro que gosta de apontar o canto pro batedor, tudo é valido pra tirar a concentração do adversário, mas se tu provoca tu tem que garantir e isso não é o que o Marcelo vem fazendo. Marcelo nunca foi um goleiro pegador de pênalti, pegou mais os que são chutados em cima dele do que qualquer outra coisa. Nesse sentido, quem sabe menos provocação e mais concentração seja mais efetivo na hora da cobrança. Quem sabe não sair muito cedo na hora da batida, tudo isso é mais útil do que uma provocação sem eficiência. 

Pela volta do goleiro seguro

Que fique claro, eu não quero o Marcelo Grohe fora do Grêmio, eu quero o Marcelo de temporadas atrás, que defendia tudo, até a sua sombra. Hoje ele não passa confiança à sua torcida, nem aos seus companheiros de zaga. Eu quero o Grohe que a zaga sabia que ele ia defender, sabia que ele iria sair do gol e pegar a bola, que sabia que ele pegaria o pênalti decisivo. Esse é o Marcelo que todos nós, gremistas, queremos de volta. Se ele existiu, porque não existir novamente? Ou esse Marcelo era uma mera ilusão? Qual então é o Marcelo real: o que falha muito ou o que pega tudo?

Que esse problema do Marcelo Grohe se resolva, não podemos perder mais pontos bobos como perdemos ontem. Não podemos ter um goleiro que não passe confiança ao time. Que ele volte a ser o que era antes e ajude o Grêmio a ser campeão.

Postar um comentário

 
Top