GuidePedia

0
O crescimento do Grêmio com Roger é algo notável e plausível. A evolução tática e principalmente na postura da equipe melhoraram o rendimento e trouxeram bons resultados iniciais para Roger no comando do Tricolor. A palavra mais dita desde a chegada do novo treinador: intensidade, é notada em campo, com um time que busca sempre de sua forma pressionar o adversário.

O Grêmio melhorou, taticamente isto se nota muito. Meias mais próximos da grande área, volantes alternando subidas ao ataque e contenções em frente a própria área, laterais mais instruídos a subirem, buscar não apenas o fundo do campo mas também a diagonal para o lado do gol. Roger melhorou a forma do Grêmio mas assim como com Felipão neste ano, a defesa do Grêmio segue preocupando.

Obviamente a equipe não ia conseguir manter a ótima media que terminou o campeonato Brasileiro 2014, falando em termos defensivos. 24 gols sofridos em um campeonato de 38 rodadas é algo que poucas vezes ocorre. O problema é que o declínio foi grande, já sofremos 11 gols em apenas 7 jogos e estamos entre as defesas mais vazadas da competição. Se o ataque está rendendo, a defesa preocupa muito. E não adianta se ter um ataque bom, se a defesa o obriga a ter de buscar resultado o jogo todo.

Rhodolfo e Geromel aos poucos estão se acertando. Acredito que o problema desta maior exposição e destes problemas defensivos, não passa exclusivamente e principalmente pela linha dos 4 defensores. Maicon e Walace no meio de campo certas vezes deixam muito espaço para os adversário. Maicon é lento, tem bom toque de bola mas sua recuperação é lenta. Walace é jovem, tem velocidade, força e habilidade, mas as vezes comete erros bobos de posicionamento ou em algumas subidas, abre um furo as suas costas que Maicon não consegue cobrir. A defesa de 2014 tinha 3 volantes a sua frente, estava muito mais protegida. O Grêmio não precisa novamente jogar com 3 meias defensivos, mas para seguir crescendo, deve ajustar o time como um todo para se defender melhor.

Talvez com os meias ofensivos marcando mais, o atacante fazendo a composição da primeira linha de marcação ou até com uma manutenção na dupla de volantes. A defesa está melhorando, mas é algo que precisa ser rápido e bem feito, ou sofreremos com erros e faltas de atenção, que custarão pontos e resultados que farão falta no futuro. Roger é inteligente, já mostrou ter bom conhecimento tático e no ultimo jogo, contra o Atlético PR, notou-se uma melhora. Que sigamos assim, com um ataque que mesmo com limitações de qualidade renda e com uma defesa que nos passe segurança. O caminho é duro, mas acredito que Roger saiba ajeita-lo de forma que o Grêmio siga crescendo. Atacando e se defendendo com qualidade e segurança.

Por: Ricardo Araujo @ricaraujo16

Postar um comentário

 
Top